quinta-feira, 6 de junho de 2013

Experiência de Leitura da Maria Zélia





A experiência de leitura que marcou minha vida foi quando eu mudei para a EE Profª Ermelinda Clarice Sanches que tinha acabado de ser construída eu estava cursando a sétima série do Ensino Fundamental, enfim tudo novo, vida nova. No primeiro dia de aula a professora de Língua Portuguesa nos levou para uma sala enorme, a biblioteca com mais de dez mil exemplares, fiquei fascinada de ver aquela quantidade de livros.
A professora pediu que nós olhássemos alguns exemplares da Coleção Vaga-lume, observei todos os livros e um título chamou a minha atenção “Açúcar amargo”, de Luíz Puntel e fiquei intrigada com esse nome. Como pode o açúcar ser amargo, sendo que a função dele é justamente ao contrário tornar algo doce. Peguei o livro apertei contra o peito e decidi levá-lo para casa e ao ler descobri porque o “açúcar amargo.”

“O livro conta a história de uma menina chamada Marta que vivia numa fazenda com os pais, que foi alugada para uma usina de cana de açúcar e a família toda teve que mudar para outra cidade e Marta precisou largar os estudos e perdeu o ano letivo. Mas Marta não desanimou, conheceu um moço chamado Agenor e começaram a namorar e juntos lutaram por melhores condições de trabalho aos boias-frias”. Essa história me ajudou lutar pra continuar meus estudos, pois eu tinha passado no vestibular da UNESP no curso de Pedagogia no período da manhã e meu pai não deixou  porque eu morava na zona rural e tinha que pagar o transporte até a cidade de Marília e senti naquele momento que o açúcar tornou-se amargo, mas com a inspiração daquela leitura o tempo passou e na cidade e pude continuar os estudos e hoje sou feliz na profissão que escolhi.

Maria Zélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário